RBD: o amor de uma geração!

Por em 26 de agosto de 2020.

Hola chicos, ¿como están?

A Universal Music está deixando todos os fãs de RBD ansiosos desde que anunciaram que está vindo um novidade por aí. Então, na coluna de hoje, o assunto não podia ser diferente. Afinal, estamos tão animados quanto vocês!

Então separa seu uniforme da Elite Way School e vem com a gente porque vamos falar um pouco do grupo que foi um marco de uma geração e que até hoje (mesmo após o fim do grupo musical), mantém os milhares de fãs pelo mundo a fora ainda apaixonados.

Esse post também e pra você que está se perguntando: QUEM É RBD?!

Google/divulgação Universal Music México

Rebelde e RBD

Durante o ano de 2004, surgia na TV a novela mexicana Rebelde, produzida pela Televisa. A trama se passava no colégio interno Elite Way School, um local de prestígio internacional onde diversos adolescentes de classe alta recebiam uma educação de alto nível.

Na mesma época, durante os capítulos da novela, nasceu o grupo musical RBD, que era composto pelos 6 alunos principais, Mia, Roberta, Lupita, Miguel, Giovanni e Diego respectivamente interpretados por Anahí, Dulce María, Maite Perroni, Alfonso Herrera, Christian Chávez e Christopher Uckermann. Posteriormente se transformou em uma banda fora da trama, e dai em diante o sucesso mundial começou.

alfonso herrera gifs Page 4 | WiffleGif
Reprodução: Televisa

O grupo deu início as suas atividades em 30 de setembro de 2004 com o lançamento do primeiro single e seu álbum de estreia intitulado como Rebelde.

A maior parte dos temas musicais que tocam na novela, eram cantadas pelo próprio grupo, os grandes destaques eram: Rebelde, Solo Quédate En Silencio, Sálvame e Nuestro Amor que, ao longo de três temporadas e 440 capítulos, foram usados como tema de abertura. Além destas, outras canções do grupo faziam parte da trilha sonora da novela como, Un Poco de Tu Amor, Tras de Mí e Este Corazón.

Vendo o grande sucesso da novela no México, o SBT resolveu comprar os direitos de transmissão da novela para o Brasil então, a novela foi transmitida entre 15 de agosto de 2005 até 29 de dezembro de 2006, fazendo com que o grupo RBD ganhasse milhares de fãs por aqui também.


Carreira Musical

CD Rebelde

Em novembro de 2004, foi lançado no México, o primeiro disco intitulado Rebelde e em janeiro de 2005 nos demais países do mundo, com exceção do Brasil. Por aqui, o CD só foi lançado em novembro do ano seguinte.

O álbum (no México) recebeu disco de diamante e disco de ouro pelos mais de 550 mil cópias vendidas, além ter ficado em primeiro lugar na lista dos discos mais vendidos do país por cinquenta e sete semanas. No Chile e nos Estados Unidos, o álbum recebeu as certificações de disco de platina e platina quádruplo.

RBD: enquanto o documentário não estreia, relembre a trajetória da ...
Reprodução: Universal Music México

CD Nuestro Amor

O álbum Nuestro Amor, segundo disco do grupo, foi lançado em setembro de 2005 no México marcou novos grandes recordes de venda: em apenas 7 horas foram vendidos 127 mil cópias e recebeu um disco de platina. Nos EUA, o disco recebeu disco de platina pelas 100 mil cópias vendidas e no Brasil ficou entre os 20 mais vendidos de 2006. O álbum também foi indicado ao Grammy Latino 2006.

Celestial

Novembro de 2006, o RBD lançava seu terceiro álbum gravado em estúdio intitulado Celestial. O disco é considerado o mais bem sucedido da carreira do grupo nos Estados Unidos, debutando em décimo quinto lugar na parada dos discos mais vendidos da Billboard.

Rebels

Duas semanas após o lançamento de Celestial, foi lançado o álbum Rebels, o primeiro disco em língua inglesa do grupo e que vendeu aproximadamente 1 milhão e 200 mil cópias mundialmente, sendo 225 mil só nos Estados Unidos. O disco foi lançado no Japão com o título ‘We Are RBD’.

Empezar Desde Cero

Em 24 de novembro, a banda lançou o quarto disco gravado em espanhol e quinto no geral, o Empezar Desde Cero, que foi certificado com disco de ouro em apenas uma semana de seu lançamento. O disco vendeu mais de 400 mil cópias apenas no México, recebendo assim o certificado de platina quádruplo. No Brasil e na Espanha, o álbum recebeu um disco de ouro.

A canção Inalcanzable, primeiro single do disco e a canção Empezar Desde Cero, debutaram respectivamente em segundo e décimo sétimo lugares na Billboard Latin Charts. Inclusive o álbum foi indicado ao Grammy Latino 2008 na categoria Melhor Álbum Pop Por Grupo ou Dupla.

Poderíamos Cair (Vondy) - Capítulo 18 - Wattpad
Reprodução: TUMBLR/ Universal Music México

Para Olvidarte de Mí

No dia 10 de março de 2009, o RBD lançava seu último disco com músicas inéditas, intitulado Para Olvidarte de Mí. O álbum, que contém treze canções em espanhol, ficou marcado por canções mais melancólicas e o foi o álbum de despedida do grupo.


Discografia completa:

As músicas não estão disponíveis em plataformas de streaming (ainda rs) mas, para quem tem curiosidade de saber a ordem, listamos para vocês!

Para morrer de saudade! 7 fotos e gifs de bandas e séries no ...
Reprodução: Televisa


Álbuns de estúdio

  • Rebelde (2004)
  • Nuestro Amor (2005)
  • Celestial (2006)
  • Rebels (2006)
  • Empezar Desde Cero (2007)
  • Para Olvidarte de Mí (2009)


Álbuns ao vivo

  • Tour Generación RBD En Vivo (2005)
  • Live in Hollywood (2006)
  • Live in Rio (2007)
  • Hecho en España (2007)
  • Live in Brasília (2009)
  • Tournée do Adeus (2009)


Turnês pelo Mundo

Google/Divulgação Universal Music México

É inegável o fato que o grupo RBD foi um fenômeno mundial e graças a isso, eles realizaram diversas turnês, passando por vários países. A primeira delas, intitulada Tour Generación RBD, também desembarcou no Brasil. Essa turnê, que durou dois anos (de janeiro de 2005 até março de 2007), tinha como objetivo promover o álbum Rebelde, mas também acabaram divulgando as canções do álbum sucessor, Nuestro Amor.

Após os lançamentos dos álbuns Celestial e Rebels, deu-se início em abril de 2007 à segunda turnê da banda, intitulada Tour Celestial, chegando ao fim em fevereiro de 2008.

A Empezar Desde Cero World Tour, foi a terceira turnê do grupo. E que a princípio seria a última do grupo mas, em 4 de outubro de 2008, data em que comemora-se o Dia Mundial do RBD, ela passou a se chamar Gira Del Adios, sendo essa a quarta e última turnê do grupo.

Prêmios e Indicações

Google/Universal Music México

O grupo RBD contabilizou diversas indicações e prêmios durante os anos que permaneceram juntos. A banda recebeu três indicações no Prêmio Oye!, o mais importante da indústria musical mexicana, nas categorias Artista Revelação do Ano, Álbum Pop do Ano e Melhor Álbum Pop Vendido do Ano, vencendo em todas elas. A banda também foi indicada aos Premios Juventud, Voz do Momento, Morro Sem Esse CD e Música Favorita, das quais também venceram as três.

Entre tantos outros, também receberam indicações ao Grammy Latino e foram nomeados dezesseis vezes ao Billboard Latin Music Awards, vencendo em oito prêmios, em três ocasiões diferentes.

O primeiro prêmio conquistado do grupo RBD foi em 2006 na categoria Melhor Álbum Pop Latino do Ano, pelo álbum Rebelde. O último veio em 2009, na categoria Turnê Latina do Ano.

RBD no Brasil!

Reprodução: TUMBLR | Universal Music México

O sucesso do RBD no Brasil foi é ainda é algo gigantesco e eles sempre reconheceram isso. Como grupo, eles estiveram oficialmente no Brasil sete vezes (!!!). Em fevereiro e setembro/outubro de 2006, em abril de 2007, em abril, maio, novembro e dezembro de 2008. 

Em três dessas sete vezes, seus shows viraram DVDs da carreira do grupo: Live in Rio (2007), Live in Brasília (2009) e Tournée do Adeus (2009).

O grupo também lançou três CDs com músicas em português em homenagem aos fãs brasileiros: Rebelde, Nosso Amor Rebelde e Celestial (versão português).

Além de diversas participações no programa de TV Domingo Legal do SBT, um dos grandes marcos do RBD no Brasil foi quando o grupo gravou um de seus clipes em solo brasileiro. A musica Ser o Parecer ganhou um clipe pra lá de especial pelas ruas e lugares marcantes da cidade de São Paulo em outubro de 2006.

Reprodução: Youtube – fã clube | Música: Universal Music México

RBD La Familia

Além da novela no qual atuaram juntos, o RBD também protagonizou ‘RBD La Família‘, uma série de comédia que de uma forma fictícia, mostrava a vida dos integrantes da banda: entre os compromissos profissionais, o assédio da imprensa e do público, eles se envolviam em diversas confusões amorosas e tentavam levar uma vida tecnicamente normal.

A série teve 13 capítulos e apenas 1 temporada e estreou em 14 de março de 2007. Foi exibida originalmente pela emissora de televisão Sky México.

Reprodução: Youtube/fã clube |Direitos reservados Sky México

O fim

O fim do grupo RBD aconteceu oficialmente em 10 de Março de 2009, com o lançamento do último disco ‘Para Olvidarte de Mí’.

RBD: enquanto o documentário não estreia, relembre a trajetória da banda  com gifs! - Purebreak
Reprodução: TUMBLR | Universal Music México

“Estarás en mi corazón… siempre en mi corazón” – O RBD hoje

Com o fim da banda, cada um dos 6 integrantes seguiu o seu caminho. Alguns deles fizeram trabalhos na música e lançaram CDs solos, o que foi o caso das cantoras Dulce Maria, Maite e Anahí.

Outros seguiram seus trabalhos atuando em novelas ou séries. Podemos citar aqui os casos da Maite Perroni e do Alfonso Herrera, que conquistaram o seu lugarzinho na maior plataforma de streaming do mundo, a Netflix. Maite hoje protagoniza a série mexicana Desejo Sombrio e Afonso fez parte do fenômeno mundial, Sense8.

Recentemente descobrimos que os integrantes tem um grupo no Whatsapp e que eles mantem contato até hoje, mesmo após os momentos complicados, o que deixou os fãs aliviados e felizes.

Após 11 anos, os 6 se reuniram pessoalmente o que deixou os fãs enlouquecidos e ainda mais emocionados.

Instagram: Dulce Maria

O mistério da Universal Music

O maior movimento envolvendo o nome do RBD atualmente veio a alguns dias, quando um perfil no twitter oficial da banda postou que algo estava por vir juntamente com um link para os fãs se cadastrarem.

GIF rbd - animated GIF on GIFER
Reprodução: TUMBLR | Novela REBELDE – Televisa

Inclusive, a Universal Music Brasil também interagiu com a postagem, deixando os fãs pra lá de ansiosos! Todos ficaram na expectativa da volta das músicas do grupo nas plataformas digitais, do tão sonhado documentário da banda e, quem sabe, um possível relançamento dos CDs e DVDs físicos do grupo. (Para quem ficou perdido, a Universal Music México até hoje detém os direitos do grupo).

É inegável! O grupo RBD, mesmo após tantos anos, ainda carrega diversos e apaixonados fãs pelo mundo.

Os 6, juntos, fizeram sua marca e continuam sendo uma das bandas que mais marcaram o mundo, não só com grandes sucesso de vendas e prêmios, mas também por marcarem permanentemente uma geração inteira.

Eaí! Deu para matar um pouquinho a saudade? E para quem não conhecia a banda, o que acharam? Corre lá no Instagram da 4U e venham nos contar suas experiências e boas lembranças que carregam da banda. 🙂

Até a próxima quarta-feira!

As novidades musicais para adicionar na sua playlist!

Da Argentina para o mundo: Tini Stoessel

Comentários

Desenvolvido por